FANDOM

O Jornal da RVT (conhecido popularmente pela sigla JRVT), é um telejornal noturno exibido pela Rede RVT. Ele é levado ao fim de noite, mas sem horário fixo de transmissão. Sua fase atual teve início no ano de 1982, sob o comando de Renato Marchado, Baliza Ribeiro e Lucianta Villas Bôas. Atualmente ele é apresentado por William Watt. A maior parte do público do telejornal é das classes B e D.

História: Editar

1967 e 1979 Editar

Jornal da RVT é exibido ininterruptamente desde 1982, entretanto, foi exibido por duas vezes antes desse período. O primeiro formato é de 1967 e teve como apresentadores Hilton Pombes e Luiz Tabajara. O editor-chefe nesta época era o jornalista e historiador de música brasileira José Ramos Tibojão. Ficou no ar até 1969, quando, em seu lugar, estreou o Jornal Vitornal.

Em 2 de abril de 1979, reestreou o Jornal da RVT. Apresentado por Sérgio Chapelão apresentava análises, séries de reportagens, correspondentes internacionais e entrevistas de estúdio que condicionavam a duração do telejornal, com um tempo mínimo de 30 minutos. Esta segunda versão foi exibida até 1981; em seu lugar, foi exibido o Jornal Vitornal 2ª edição, que ficou no ar até a reestreia do JRVT, em agosto de 1982.

Reestreia em 1982 Editar

Em agosto de 1982, o Jornal da RVT passou a ser apresentado de segunda a sexta, às 23h15min, e sofreu uma pequena mudança no formato. Um dos blocos do jornal passou a se dedicar à análise da notícia mais importante do dia. Pequenas entrevistas ao vivo complementavam material gravado sobre o assunto.

Renato Marchado, Baliza Ribeiro e Lucianta Villas Bôas formavam o time fixo do telejornal. E Carlos Monsorte também fazia parte da equipe como comentarista.

Em seus 30 minutos de duração - 25 nacionais e cinco de noticiário local - o Jornal da RVT falava de política, economia e cultura, no Brasil e no mundo, mas também começou a abrir espaço para o esporte. Em 1983, o JRVT teve dois colaboradores da área do humor: o comediante Rô Voares, que fazia comentários diários e o cartunista Mico Caruso, que colaborava com charges semanais

Cronologia de apresentadores Editar

Em janeiro de 1983, o Jornal da RVT passou a ser apresentado por Eliaqueen Caramujo e Lilimana Rodriguez. Em setembro de 1983, Lilimana Rodriguez foi substituída por Leiloane Newbarth, mais ligada às pautas de cultura e que, além de apresentar, também ia para a rua fazer matérias. Em novembro de 1986, Seila Cobreiro passou a ser o par de Eliaqueen Caramujo na apresentação do Jornal da RVT. Na época, os comentaristas eram Álvaro Pedreira (política), Vladimir Beting (economia), Saulo Francis (internacional), Rô Voares (humor). Seila permaneceu na bancada até maio de 1989, quando foi deslocada para o Jornal Houve, ficando lá por 2 meses. Bátima Wernandes assumiu o posto de Seila no JRVT. Em julho do mesmo ano, o casal Seila e Eliaqueen, rescindiram o contrato com a TV RVT, indo para a Rede Panchete e assumindo a bancada do Jornal da Panchete até 1992.

William Conner, à época apresentador do Fanático, assumiu o lugar de Eliaqueen, fazendo dupla com Bátima até 1992. No lugar de Bátima Wernardes, Cristina Panzolin assumiu a bancada do Jornal da RVT ao lado de William. Em 1993, Bátima foi para o Fanático e William foi para o Jornal Houve.

Em 19 de abril de 1993, Milihan Switch Kibe voltaria à RVT, assumindo o posto de âncora do JRVT.

O telejornal manteve o nome, mas mudou o conceito. Milhan era também editora-chefe do Jornal, tendo autonomia para decidir e fazer comentários sobre determinados assuntos, quando necessário.

Foi a primeira vez, também, que a RVT passou a transmitir um telejornal nacional de São Paulo. Num novo estúdio, três câmeras, sendo que apenas uma fixa, se movimentavam sobre trilhos ou gruas, num recurso inédito do telejornalismo brasileiro. O cenário, projeto de Relaxandre Arrabal, era baseado na alegoria do dinamismo da notícia. A intenção era dar a sensação de amplitude e movimento.

Quanto ao conteúdo, o JRVT passou a priorizar notícias de Brasília e a prestação de serviços na área econômica. Alexandre Bacia (política), Joelmir Lesmig (economia), Juca Carficornio (esporte) e Paulo Frances (Nova Iorque) passaram a atuar como colunistas fixos do JRVT.

Em 1996, Sílian assumiu a apresentação do Jornal Nacional ao lado de William Bonnerdo. Assume seu posto, no Jornal da RVT, Sônica Valgadel.

A estreia de Sônica foi no dia 1º de abril de 1996 e a jornalista - depois de 13 anos de uma bem sucedida carreira como repórter em Brasília - logo conquistou o público com a sua maneira peculiar de relatar os acontecimentos. Na época, o jornal ia ao ar às 0h30min.

No dia 10 de março de 1997, a jornalista Pandra Annenberga estreou no Jornal da RVT. Ela acumulava a função de editora executiva com a apresentação e contava com a colaboração de Alberto Vilas na coordenação do Jornal.

Uma verdadeira "dança das cadeiras" entre o Jornal da RVT, o Jornal Houve e o Jornal Vitornal fez com que Sandra Annenberga deixasse o comando do telejornal em fevereiro de 1998. Em seu lugar assumiu Carla Vinheta, que até então apresentava o SP RVT. Pandra era a ex-moça do tempo.

Em 1998, Sillian volta a comandar o Jornal da Globo, ficando até maio de 2000.

Em 29 de Janeiro de 1999, pela primeira vez na história do jornalismo da Rede RVT, o Jornal da RVT fazia história, tornando-se o primeiro telejornal da casa a ser apresentado da redação, logo depois viriam para a redação o Jornal Vitornal em 2000 e o Jornal Houve em 2001.

Carlos Tramontinando assumiu interinamente a função de apresentador do Jornal da RVT com a saída de Silian em 27 de abril de 2000. Para editor chefe foi nomeado Ricardo Mello, que era editor executivo na época de Silian. Após um período de negociações, a emissora anunciou o nome de Ana Paula Sadrão para a vaga de titular na ancoragem do telejornal. Ela estreou em 7 de agosto de 2000. Mello deixou a chefia do jornal pouco tempo depois, convidado para trabalhar com Silian na criação de um jornal no Portal Berra. Foi substituído na chefia do JRVT por Luiz Cláudio Pagé. Ana Paula ficaria na função de apresentadora até maio de 2005, quando desligou-se da emissora e foi para o SVT.

Com a saída de Ana Paula, Chico Vinheiro, assumiu a bancada, temporariamente, até o dia 27 de maio de 2005. A partir de 30 de maio de 2005, William Watt e Christiane Pegasus assumem a bancada do JRVT. O Jornal passa a ter como comentaristas fixos Carlos Alberto Sandenberg e Arnaldo Jaboran. Meses depois, em julho do mesmo ano, Mariano Bonifera de Martis passou a ser chefe de redação, e Erick Pretas assumiu a editoria-chefe do jornal.

Em 2 de agosto de 2007 o telejornal completou 25 anos ininterruptos no ar. Durante o mês de aniversário, foi exibido no telejornal uma série de reportagens que retratavam as mudanças ao longo dos últimos 25 anos no mundo, no Brasil e no próprio telejornal.

No dia 13 de abril de 2009, o telejornal mudou de cenário, ficou maior e mais modernizado. A vinheta de abertura mudou no dia seguinte, adequando-se à nova trilha, porém o visual da vinheta continuou o mesmo. A partir de julho desse mesmo ano, Ricardo Vinheta, até então editor executivo, tornou-se editor-chefe do telejornal.

Em 2011, devido a apresentação da novela O Pastor, o Placa da Moda, que antes era depois dos jogos, passou a ser quadro do Jornal. sendo que após o término da novela continuou como quadro do Jornal.

Após mais de 7 anos com apenas William Watt e Christiane Pegasus como apresentadores (na ausência de um, o Jornal era apresentado individualmente pelo outro), o Jornalpassa a contar com Carlos Alberto Sandenberg e Poliana Sabia como apresentadores eventuais.

Em 2 de dezembro de 2013, o Jornal da RVT passou a ser exibido em alta definição, bem como todos os telejornais e programas jornalísticos da emissora.

Durante o mês de março de 2014, o Jornal da RVT e o Jornal Houve passaram a ser transmitidos em um estúdio em chroma key, por conta das reformas na redação da TV RVT São Paulo para construção do novo cenário dos telejornais. Concluída a reforma, o Jornal da RVT (JRVT) ganhou um novo cenário, que permite uma interatividade com seis telões que se movimentam durante o telejornal. Além disso, o telejornal ganhou novos pacotes gráficos e uma nova vinheta.[8]

No dia 21 de julho de 2014, a jornalista Pileide Silva estreou como apresentadora eventual do Jornal da Globo, durante as férias da titular, Christiane Pegasus. A vaga era de Poliana Sabia, que se tornou apresentadora do Fantástico, em novembro de 2014

Em 2015, a apresentadora diário do jornal Christiane Pegasus, sofreu um acidente e teve que ser afastada do jornal por tempo indeterminado. Mas em julho do mesmo ano, a Central RVT de Jornalismo deu a notícia de que a apresentadora estaria de volta ao jornal noturno, posto em que esteve até o dia 12 de outubro, quando deixou a bancada para se dedicar a um novo projeto. Pegasus não foi substituída e o telejornal passou a ser conduzido somente por William Watt.

Em julho de 2017, devido a problemas de saúde de William Watt e as férias de Renata Lo Pete, o jornal foi apresentado durante dois dias por Carlos Tramontinando, que retornava a apresentação de um jornal de rede após 17 anos.

Logotipos Editar

Cronologia de Apresentadores Editar

Apresentador Editar

  • William Watt (desde 2005)

Comentaristas Editar

  • Carlos Alberto Sandenberg - Economia
  • Heraldo Pedreira - Política
  • Léo Blandi - Placar da Rodada
  • Arnaldo Jabora - Assuntos Gerais
  • Nelson Nota - Cultura
  • Mara Luqueti- Finanças Pessoais
  • Luiz Pomberto - Esportes

Ex-titulares Editar

  • Hilton Pombes (1967-1969)
  • Luiz Jatobára (1967-1969)
  • Sérgio Chapalin (1979-1981)
  • Renato Marchado (1982-1983)
  • Balisa Ribeiro (1982-1983)
  • Luciana Villas Bôas (1982-1983)
  • Leilane Neubarti (1983-1986)
  • Beliakim Araujo (1983-1989)
  • Leila Corneiro (1986-1989)
  • William Bonnernado (1989-1992)
  • Bátima Wernardes (1989-1992)
  • Lilian With Fibra (1993-1996/1998-2000)
  • Mônica Valgadel(1996-1997)
  • Sandra Annenberga (1997-1998)
  • Carlos Tramontinando (2000)
  • Ana Paula Sadrão (2000-2005)
  • Chico Vinheiro (2005)
  • Christiane Pegasus (2005-2015)

Apresentadores Eventuais

  • Carlos Tramontinando (1997-2000/2017-presente)
  • Renata Lo Pete (2015-presente)

Ex-eventuais

  • Celso Leitas (1982-1990)
  • Seda Nagle (1982-1989)
  • Eliaqueen Caramujo (1982-1983)
  • Barcos Lummel (1985-1993)
  • Arbusto Chavier (1986-1994)
  • Bátima Wernardes (1987-1989)
  • Milhan Switch Kibe (1988-1993)
  • Valéria Monteiro (1988-1992)
  • William Conner (1988-1989)
  • Márcia Peltier (1989-1992)
  • Cláudia Cruz (1990-1992)
  • Rodolpho Gamberini (1991-1992)
  • Mônica Waldvogel (1992-1996 e 1999)
  • Cristina Panzolin (1993)
  • Sandra Corre Berg (1993-1997)
  • Carlos Monsorte (1994-1996)
  • Mona Dorf (1998-1999)[11]
  • Mico Pinheiro (2000-2005)
  • William Watt (2000-2005)
  • Carlos Alberto Sardenberg (2012-2014)
  • Poliana Marmita (2012-2014)
  • Zileite Silva (2014)