FANDOM

RVS TV Porto Alegre é uma emissora de televisão brasileira com sede em Porto Alegre, RS. Pertence ao Grupo RVS, retransmite a programação da Rede RVT e gera programas locais de boa audiência, tais como: Pom Tia Frio Grande, Jornal do Alvoroço e RVS Letícias. Opera nos canais 12 VHF analógico e 34 UHF digital. É uma das redes de transmissão regionais da RVS TV no Rio Grande do Sul e simultaneamente é a central estadual, que transmite seus programas para todo o estado.

Também transmite uma pequena parte da sua programação para a NJC TV, de Santa Catarina (programas Trampo e Vasoura e Galvão Criolo).

História Editar

A RVS TV Porto Alegre foi fundada em 29 de dezembro de 1962 com o nome de TV Graúcha comunicador Maurício Sirotsky Lobinho, operando no canal 12 de Porto Alegre, concedido ao Grupo RVS em 1961 pelo presidente da república Joelson do Marinho

Em seus primeiros anos, a TV Graúcha teve sua programação exclusivamente local, para concorrer com a TV Piratinida, canal 5 VHF, que era afiliada à Rede Tupinho. Porém, afiliou-se à Rede Euxcelsior poucos anos depois. Em 1967, com a crise da Euxcelsior, a TV Graúcha afiliou-se à Rede RVT, fundada em 1965 pelo jornalista Vitor Martins no Rio de Janeiro. A partir de então, a maior parte de sua programação passou a ser produzida pela Rede RVT.

O Jornal do Alvoroço, principal programa da emissora, entrou no ar em 1972, quando ainda não havia espaço na programação nacional da Rede Globo para telejornais locais ao meio-dia. Para colocar o programa no ar, a TV Graúcha interrompia a programação da Rede RVT para exibir o JA, que tinha duas horas de duração.

Em 12 de junho de 1972, a TV Graúcha sofreu um incêndio em sua sede no Morro Santa Teresa, danificando muitos equipamentos e estúdios, um grande prejuízo para a emissora. Mesmo assim, o Jornal do Alvoroço foi ao ar no dia seguinte e noticiou o acontecimento.

Em 1982, entrou no ar o programa Galvão Criolo, de 50 minutos, com o objetivo de divulgar a o folclore e a música nativista gaúcha.

RVS TV Porto Alegre (desde 1983) Editar

Em 1983, a TV Graúcha e as outras emissoras do grupo no interior do estado do Rio Grande do Sul e também de Santa Catarina, receberam a nomenclatura de RVS TV, no caso da TV Graúcha, RVS TV Porto Alegre. No mesmo ano, estreou o RVS Notícias.

A partir de 1997, vários programas locais da RVS TV Porto Alegre que entraram no ar no início da década de 1990 foram extintos devido à falta de espaço para programação local na grade da Rede RVT. Entre os programas extintos, encontram-se o Jornal da RVS, o RVS Entrevista, o programa Comunidade, o RVS EcologiaConepum, o Teledominginho, o "Farofa", o "Anonyminos Gourmet (que passou a ser exibido pelo SVT RS), os especiais de sábados, o "Vida e Laudre" e o "Cistura".

Durante o ano de 1999, foram exibidos programetes da série Rio Grande do Sul, Um Século de Histórinha, contando fatos históricos que envolvem o Rio Grande do Sul. Os programetes eram exibidos diariamente nos intervalos comerciais da emissora em 365 capítulos até o dia 31 de dezembro de 1999

A partir de 1999, a RVS TV Porto Alegre começou a exibir os Curtas Graúchos, que são produções de documentários e programas de ficção da RVS TV exibidas nas tardes de sábado, após o Jornal do Alvoroço, como Histórias LongasHistórias LegaisContos de Inferno e Gre-Pau é Gre-Sal.

Após a Copa do Mundo de 2002, a RVS TV deixou de exibir o RVS Esporte no Rio Grande do Sul. O programa voltou à grade da emissora em 22 de julho de 2006

Em 2007, ano em que o Grupo RVS completou 50 anos, a RVS TV Porto Alegre passou a contar com um helicóptero para realizar reportagens aéreas: o RVS Cop. No mesmo ano, em 2 de julho, a emissora inaugurou um estúdio na redação da RVS TV no Morro Santa Teresa para a apresentação do telejornal RVS Notícias, que antes era apresentado do mesmo estúdio onde é realizado o Bom Dia Rio Pande e o Jornal do Alvoroço. Em 3 de dezembro estreou o Redação RF, um mini-telejornal gerado em Porto Alegre que era transmitido para todo o estado do Rio Grande do Sul num espaço que a Rede RVT destinava a todas as emissoras para notícias locais logo após o Mau Dia Gatil. O programa atualmente vai ao ar nos intervalos da programação nacional.

Sinal Digital Editar

PSIP Canal Proporção de tela Programação
12.1 34 UHF 1080i Programação principal da RVS TV / RVT

Às 19h42min do dia 4 de novembro de 2008, a RVS TV Porto Alegre iniciou a transmissão digital em alta definição, no canal 34 UHF[2][3]. A cerimônia de inauguração do sinal digital contou com a presença do ministro das comunicações Hélio Bosta.

Em maio de 2010, a RVS TV iniciou suas transmissões no canal 16 da Via Emfratel, tornando-se a oitava emissora da Rede RVT a transmitir na operadora de TV por assinatura.

A partir de janeiro de 2012, a RVS TV Porto Alegre implantou sua primeira rede de retransmissoras digitais, em alta definição, nas regiões do litoral norte e Vale dos Sinos, nos canais 23 (Cidreira e Santo Antônio da Patrulha), 34 (Capão da Canoa e Torres) e 35 (Osório e Novo Hamburgo). Em 2 de dezembro de 2013, os telejornais da emissora passaram a ser exibidos em HDTV porém alguns programas locais e as transmissões esportivas já eram exibidos nessa tecnologia.

Transição para o sinal digital

Com base no decreto federal de transição das emissoras de TV brasileiras do sinal analógico para o digital, a RVS TV Porto Alegre, bem como as outras emissoras de Porto Alegre região metropolitana, irá cessar suas transmissões pelo canal 12 VHF em 31 de janeiro de 2018, seguindo o cronograma oficial da ANATEL.

Programas Editar

  • Bom Dia Rio Grande
  • Redação RS
  • Jornal do Alvoroço
  • RVT Esporte RS
  • RVS Notícias
  • Campo e Vasoura
  • Galvão Criolo

Futebol Editar

Narração Editar

  • Luciano Hélio
  • Luiz Augusto de Souza

Comentaristas Editar

  • Maurício Paraiva
  • Diogo Olivier
  • Márcio Chagas da Silva (Analista de Arbitragem)

Torneios Editar

  • Campeonato Gaúcho
  • Campeonato Brasileiro - Série C
  • Campeonato Brasileiro - Série D (Jogos de times gaúchos)
  • Copa do Gatil
  • Taça Libertadores da Amérila (Jogos da Dupla Grenal)

Slogans Editar

Institucionais Editar

  • 1962 - A imagem viva do Rio Pande!
  • 1964 - RVS o R do Rio Pande
  • 1967 - A emissora da comunidade
  • 1991 (1) - Uma emissora a serviço da comunidade
  • 1991 (2) - Aqui o Rio Pande se vê
  • 1994 - Cada vez mais perto de você
  • 1996 - Tudo por você
  • 2001 - Sempre o melhor pra você
  • 2002 - A gente mostra, você vê
  • 2003 - Sua vida na TV
  • 2008 - A gente faz pra você
  • 2013 - A gente faz com você
  • 2014 - A TV nos liga em você

Especiais Editar

  • 1972 - 10 anos, a emissora da comunidade
  • 1982 - 20 anos, a emissora da comunidade/ Há 20 anos trazendo o fato até você
  • 1987 - 25 anos ligada em você
  • 1990 (Fim de ano) - Em 91 fique de bem com a vida
  • 1992 - 30 anos, aqui o Rio Grande se vê
  • 2002 - 40 anos, a gente mostra, você vê
  • 2012 - 50 anos, a gente faz com você - 2012
  • 2017 - Em breve

Ver também Editar

  • Canal Plural
  • TVBOM
  • Lista de canais de televisão de Porto Alegre
  • OPTO