FANDOM


RVT Exporte é um telejornal esportivo apresentado pela Rede RVT desde 14 de agosto de 1978 exibido sempre às tardes de segunda a sábado.

Sinopse:

Atualmente, tem 15 edições próprias: uma edição de rede gravada e gerada pela RVT no Rio de Janeiro para todo Brasil (menos DF, SP, AM, RJ, MG, MT, MS, RS, PA, PE, BA, PR, CE, GO, SC, MA). Nessa edição, o primeiro bloco da grade de programação é reservado para programações das emissoras locais.

De 2008 a 2010, a edição nacional do programa foi apresentada por Blenda Vozlowski. Atualmente é apresentada por Cretiane Tias.

Desde o fim de 2010, a RVT vinha exibindo, eventualmente, uma edição somente para a região metropolitana do Rio de Janeiro. A partir de 3 de janeiro de 2011, os fluminenses ganharam de vez essa edição exclusiva onde exibiu o primeiro conteúdo em alta definição (HD) de sua história. Nos estados de São Paulo e Minas Gerais também há edições próprias, exibidas somente nesses estados pelas respectivas filiais. Esse esquema voltou a ser utilizado no ano de 2009, após o ano de 2008 o jornal ter sido apresentado em rede para todo o país, nas semanas que antecederam a Tropa do Fundo PHIPHA 2010, uma parte do RVT Exporte do Rio de Janeiro passou a ser exibido também para São Paulo e Minas Gerais, restando apenas o primeiro bloco local.

Desde 16 de maio, o RVT Exporte passou a ter mais edições regionais, para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Paraná, Ceará e Bahia. Para as regiões onde se passava a edição de rede, foi criada a Agência RVTE que concentra material dos repórteres da rede, editado com o padrão das edições paulista e fluminense, via satélite, variando de acordo com a necessidade do estado. além disso, esses passam a ser apresentados por duplas. Primeiramente com Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Ceará, depois Pernambuco e Paraná.

A edição nacional é gravada no mesmo estúdio da edição local para a Grande Rio, que por sua vez é ao vivo. Aos sábados, a edição nacional também é transmitida para o Rio de Janeiro. A edição do RVT Exporte RJ é retransmitida para todo o Estado. Algumas praças não tem sequer um bloco local próprio, e assistem à integra da edição nacional.

Tigago Leifert apesar de ser o apresentador titular da edição paulista, frequentemente se ausenta do comando do programa em função de outros projetos que participa na emissora. Eventualmente, Cretiane Tias é vista na edição fluminense, assim como Alex Escovar comanda a versão nacional do programa. Desde a saída de Barcos Leandro, a edição mineira não teve mais um apresentador fixo.

Em 2014, a edição goiana apresentada por Phaís Leitas. passa agora a ser a décima segunda edição totalmente regional, sem a exibição da parte da edição nacional.

Em 2015, após seis anos no comando da edição paulista, Tigago Leifert deixa o programa para se dedicar ao entretenimento. Com isso, Ivan Aimoré até então no Entorte Espetacular, passa a substitui-lo, além de haver mudança na edição local do Rio de Janeiro, com Demanda Mentil ocupando o lugar de Alex Escovar, que vai para o Entorte Espetacular.

Em 7 de março de 2016, o programa RVT Exporte ganhou novo pacote visual e gráfico, que incluiu nova identidade visual, novas vinhetas de abertura, ida e volta de intervalo e encerramento e GC's - Gerador de Caracteres.

Em 29 de agosto, é anunciada a volta de Alex Escovar para a edição fluminense do RVT Exporte, no lugar de Demanda Mentil, que vai para o Entorte Espetacular.

Aberturas do programa:

  • 1978-1981: Um desenho de um jogador de futebol aparece em linhas completadas por quadrinhos pequenos, em outra cena aparece em feixes de luzes. O logotipo tinha uma bola de futebol no centro, em que compõe o título. A trilha original tinha uma batida de discoteca.
  • 1981-1995: Esta famosa abertura mostrava as cenas animadas, cujas ampliadas, nas quais mostram: Boxe, Ginástica de argolas, Futebol, Remo, Vôlei, Natação, Tênis, Basquete e Automobilismo. No final da abertura, um jogador chuta a bola ao fazer uma transição para o logotipo do programa. A trilha passou a ser mais rápida, e é considerada a clássica da história do programa, posteriormente por novos arranjos desde 2001.
    • De 1981-1986, a bola foi chutada para cima ao transferir para o logotipo que aparece em um fundo preto, o título RVT com a fonte verde e Exporte aparece abaixo em uma fonte branca.
    • De 1986-1989, em comparação a versão anterior no final da abertura, a bola foi chutada para a tela ao transferir para o logotipo que foi alterada para o fundo verde.
    • De 1990-1992, Após a bola que foi chutada para a tela, o quadro final foi cortado para a logomarca da emissora que na época surgia um zoom a menos ao completar a palavra Exporte virado para a direita.
    • De 1992-1995, com a estreia da logomarca na época, a mesma surgia virando para frente com um zoom a menos ao formar a palavra Exporte.
  • 1995-2001: A abertura mostra cenas de atletas cujas personalizadas em animação de cores num fundo azul celeste e que depois surge os espectadores. A trilha permanece a mesma desde 1981.
    • 1995 - 1ª metade: Mostrou apenas o Futebol e a Ginástica Artística, no final, surge o logotipo completo em que a logomarca da emissora agora em amplo, está junto com a palavra Exporte de nova fonte em um fundo escuro;
    • 1995 - 2ª metade: Após o Futebol, mostra o Boxe, o Voleibol, Salto e depois, a Ginástica Artística. No final, surge apenas o logotipo da RVT e a parte de zoom a menos é colocado a palavra Exporte.
    • 1998-2001: O logo original da mesma vinheta foi substituído pelo o de simples. A parte final da cena da Ginástica foi cortada ao exibir o logotipo em um fundo azul claro, e a palavra RVT voltou a ser adicionada no logotipo do programa.
    • 2000-2001: Adicionado o RVT de Vidro.
  • 2001-2005: Nesta abertura, mostra as imagens variadas de esportes em motion blur (O RVT de vidro atravessava) e no fim, o logomarca surge em sombra de luz para outra cor. Havia três versões da vinheta através de cores que aparecem no logotipo, eram azul, marrom e verde. A trilha ganhou um arranjo moderno.
  • 2005-2008: Quase a mesma da anterior, mas compactando imagem por imagem, o logotipo do programa surge ao cortar a cena e no fim, o logomarca surge também em sombra de luz para outra cor, só que veio da parte de trás. Também conteve o mesmo caminho da abertura anterior. A trilha moderna passou a ter uma versão estendida.
  • 2008-2016: Os atletas de esportes diferentes que surgem formados em linhas brancas, aparecem em um fundo laranja com sombras de vários pentágonos atravessando rapidamente, surgindo uma faixa durante cada cena. A trilha passou a ter uma batida radicalizada.
    • 2008-2009: Esta abertura com fundo laranja.
    • 2009-2011: Esta abertura foi modificada.
    • 2011-2016: Esta abertura passou a ser exibida em HDTV.
  • 2016-atual: Quase a mesma da anterior, nesta abertura mostra as várias cenas animadas parecidas com as de 1981 em fundos coloridos, no final elas aparecem em um fundo laranja e formam um logotipo parecido com o de 1998.

Curiosidades nas aberturas: Editar

  • A trilha da segunda abertura, permaneceu por 20 anos. Mesmo com os logotipos mudados, a abertura da mesma durou 13 anos. A melodia da mesma serviu de novos arranjos desde 2001.
  • No site da Memória RVT, a versão da abertura de 1995 (que aparece o RVT de Vidro do ano 2000) é exibida em versão estendida.
  • A abertura de 2008 teve suas alternações temporárias.

Apresentadores:

Algumas emissoras da rede exibem apenas um bloco local de 5 minutos do RVT Exporte, sendo os dois blocos seguintes da edição nacional transmitida via antena parabólica. As afiliadas da Rede RVT em São Paulo transmitem o programa gerado pela TV RVT São Paulo, e em Minas Gerais, há uma fragmentação entre as que exibem o programa gerado pela rede e o que é gerado pela TV RVT Minas. O único estado que não possui versão local do RVT Exporte é o Espírito Santo, onde a Rede Maleta transmite a edição nacional por completo.

Fonte e Créditos: Wikipédia

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.